domingo, 11 de setembro de 2011

Entrevista com a Sra Expedita





No dia 08 de setembro, as alunas Núbia, Gabriela e Reidianara, da turma 32-A, foram visitar a Sra Expedita, que participa do congado do Jatobá desde seus 9 anos de idade. Veja agora a entrevista.



Nome: Expedita

Idade: 83 anos







O que é o Congado pra você? O que ele representa na sua vida?



“Uma religião. Têm muitas pessoas que acham que o Congado é uma diversão, uma folia, que a gente gosta de pular. Eu participo por devoção, creio nisso, mas tem muitas pessoas que participam por diversão.”

Há quanto tempo você faz parte do congado?

“Desde os meus 9 anos de idade. Eu comecei ajudando na cozinha, com o café e comida, e também ajudava à olhar as crianças.”

O que mudou no Congado? Como você se sente com essas mudanças?

“Antigamente era mais simples. Não tinha tantas fantasias, colares. Nos tempos dos escravos, do jeito que eles saiam do trabalho, iam festejar. Quando os senhores os ‘liberavam’ eles iam pra senzala, e começavam a dançar, eles adoravam uma pedra, ainda não havia a imagem de Nossa Senhora. Eu acho que é bom, porque hoje é tudo mais colorido, bonito, chama mais atenção das pessoas. Antes ninguém gostava, achavam que era macumba, mas a partir de um governo, que eu não me lembro qual foi, eles decidiram que a festa tinha que ser popular, conhecida folcloricamente. Agora a festa acontece em vários lugares. ”

Mais alguma pessoa na sua família participa do Congado?

“Sim. Toda geração. Minha mãe era dona do Congado aqui. Toda a minha família participa: meus tios, irmãos, avós, pai, mãe... Pra nós, é uma religião.

Qualquer pessoa pode participar do congado?

“Pode. Antes, eram só os negros. Hoje, se você gostar, quiser participar, é só falar com o capitão, ou com o dono que eles anotam seu nome e você pode participar.”

Em quais datas acontece o Congado?

“No último sábado de agosto e em maio. Em outubro, é o mês da Nossa Senhora do Rosário, então também acontece a festa. Essas datas são escolhidas pelos santos em que nós acreditamos.”

Por que as pessoas que participam do congado, usam cores de roupas diferentes?

“Cada guarda tem uma cor. Por exemplo, os que se vestem de azul, Congo. Os que se vestem de branco, Moçambique.”

Atualmente, qual sua participação no Congado?

“Hoje eu voltei a trabalhar na cozinha. Eu ajudo com o café e a comida para os congadeiros. Há 5 anos não pulo congado, desde que meu marido ficou doente.”

Como são escolhidos o Rei e Rainha da festa?

“Qualquer pessoa pode ser mas ela vai ter que pagar todas as despesas da festa do ano. É só avisar o capitão, ele vai anotar seu nome, e você será. A pessoa também pode fazer um voto, por exemplo, se alguém estiver doente, ela faz um voto, e se essa pessoa for curada num determinado tempo, ela poderá explicar para o capitão a história, e então a pessoa que fez o voto será o rei ou a rainha. Eu já fui rainha da festa, tinha uns 32 anos na época.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário